sexta-feira, 25 de abril de 2008

Seminário Integrador Iv

Postei neste Blog a atividade 1 e a tutora solicitou que complementasse respondendo as seguintes questões:
Que críticas ou sugestões me ajudou a construir o Blog do Portffólio de aprendizagens?
Quais experiências foram mais enriquecedoras e por quê?
Experiências foram mais enriquecedoras:
Tive a oportunidade de refletir sobre as atividades realizadas em todas as interdisciplinas, integrando-as, contribuindo para que na escola em que trabalho, minha prática pedagógica mudasse em diversos aspectos, dentre eles: utilizar mais o teatro com meus alunos, refletir sobre as letras das músicas que ouvimos, trabalhar mais o lúdico, contar histórias sem improviso, etc...
Aprendi a registrar de forma mais clara os argumentos e evidências, a interdisciplinar os conteúdos e aprendizagens construídas.
A evidência das mudanças é o comentário da tutota Suélen no dia 30 de Novembro de 2007
“ A cada postagem tua, novas experiências, novas aprendizagens e preciosidades.A tua reflexão demonstra o quanto está conseguindo fazer vínculos entre as interdisciplinas .
Críticas ou sugestões me ajudou a construir o Blog do Portffólio de aprendizagens:
Algumas dicas que considero importante para situar o teu leitor e o teu texto:
Colocar a fonte bibliográfica completa, citações entre aspas, se os escritos não forem de tua autoria, colocá-los entre aspas, no final da frase colocar a página. Suélen- 2 de Novembro de 2007.
Evidência que aprendi:
“Quero te parabenizar pela citação entre aspas, o número de página da fonte a própria fonte completa. Acredito que toda esta nova estruturação de teus escritos também configura-se em uma aprendizagem significativa. – Suélen – 30 de Novembro de 2007
Foi bem interessante fazer esta postagem, pois precisei rever as anteriores, relembrando as atividades e comentários.

domingo, 20 de abril de 2008

Plano de estudos


PLANO DE ESTUDOS


OBJETIVOS:
*Organizar o tempo de estudos dedicando-me durante a semana em tempo maior para as leituras propostas, realização de atividades e reflexões sobre as aprendizagens construídas.
*Postar semanalmente no Blog do Portfólio de aprendizagens uma reflexão bem fundamentada sobre as aprendizagens construídas nas interdisciplinas.
*Aprender mais sobre as normas da ABTN para que as postagens sejam mais organizadas e claras.
*Tornar agradável a visualização do Portfólio de aprendizagens através de recursos como gravuras e cores diferenciadas.
*Estudar os conteúdos das interdisciplinas relacionando á minha prática pedagógica e trocando com as colegas diferentes experiências.



ESTRATÉGIAS:
*Fazer uma rotina de estudos, organizando tempo e local apropriados para estudar diariamente.
*Ler sobre as normas da ABTN e corrigir o que for necessário quando os tutores solicitarem.
*Manusear mais o Blog do Portfólio de aprendizagens, procurando recursos atrativos como cores, inserir gravuras...
*Ao realizar as atividades (leituras, discussões...) procurar sempre que possível relacionar com a prática na sala de aula.



RECURSOS:
*Relógio
*Computador
*Polígrafos e livros para leitura






TEMPO PREVISTO:
*No mínimo 1 hora diária de estudos, tempo pode aumentar dependendo de quantas atividades são propostas semanalmente.
*Um semestre para tornar o Blog mais atrativo e organizado (normas ABTN, cores, gravuras).


EVIDÊNCIAS:
*As evidências serão:
-As datas das postagens,
-Reflexões bem fundamentadas,
-Correção do que for solicitado pelas tutoras,
-Blog mais organizado e melhor aparência.

Estudos Sociais








SI 4 postagem

Estudos Sociais no ensino fundamental

Nos anos anteriores norteava os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, dava grande importância à língua Portuguesa e a Matemática e as outras disciplinas deixava de lado.
Na aula presencial do dia 26/03 formamos grupos com as colegas e discutimos sobre a importância de Estudos Sociais no ensino fundamental. Contribuições de colegas e da professora Simone Valdete foram interessantes:
“Em Estudos Sociais os alunos aprendem a se relacionar com o meio que vivem, conhecem mais profundamente sua história, trajetória de vida, onde estão inseridos no contexto social”.
No texto “Do acaso a intenção em Estudos Sociais”, de Maria A. Bergamaschi, diz:
“È de suma importância trabalhar com assuntos do contexto social em que estão inseridos, com temáticas que envolvem o cotidiano, pois são mais ricas e oferecem maiores possibilidades de engajamento e de envolvimento em projetos de estudos, bem como constituem referências para estudar outros tempos e outros espaços”.Pág 7.
Através dos estudos e troca entre colegas e professora percebi o quanto o estudo de Estudos Sociais é importante, mudei minha forma de pensar e estou realizando neste ano um projeto de Estudos Sociais com meus alunos “Projeto identidade”, onde estamos trabalhando até o mês de Maio: Quem sou, moradia, esquema corporal, família e escola.

Matemática

Na primeira atividade proposta na interdisciplina de Matemática (Discutir com o grupo atividades que envolvam conceitos de classificação e seriação) sugeri algumas atividades:
“Trabalho com segundo ano (alfabetização) e utilizo muito com meus alunos o alfabeto móvel, as crianças confeccionaram: pintaram as letras( todas são repetidas) colaram em cartolina ou papelão, recortaram e trouxeram para a escola em um pote.
Com este jogo pode-se trabalhar classificação, seriação, letras, palavras, sílabas, número de letras e sílabas.
Solicitei às crianças que classificassem as letras como desejassem: alguns fizeram por cores, outros por ordem alfabética, separando vogais de consoantes. Após formarmos palavras, solicitei que ordenassem de acordo com o número de letras, desde o que tinha o menor número de letras até o maior.
Outra atividade que realizei semana passada com meus alunos foi solicitar que pintassem em uma folha diversos brinquedos, todos repetidos, mas nenhum na mesma quantidade. Após deveriam contar quantos haviam de cada e pintar em um gráfico, desde o que tinha menor quantidade ao que tinha maior.”
Após, na atividade CS5, foi proposto que, baseado na leitura do texto Aprendizagem e desenvolvimento:experiências físicas e lógico-matemáticas, de “Daniela Stevanin Homann”,relesse as sugestões da atividade 1 e refletisse sobre o que mudaria e o que deixaria igual.
Realizei algumas mudanças que estão registradas no pbwiki coletivo do grupo 10, são elas:
Percebi o quanto é importante refletir sobre as atividades que propomos aos nossos alunos, em alguns momentos as mudanças contribuem para enriquecer o trabalho.

Matemática


Postagem 2

Na interdisciplina de Matemática estudamos sobre classificação e seriação.
No Magistério estudei sobre estes conceitos, mas não sabia a diferença entre classificar e seriar.
Ao realizar a primeira atividade (Discutir com o grupo atividades que envolvam conceitos de classificação e seriação), procurei no dicionário o significado das palavras, mas ainda não havia compreendido bem.
Ao realizar no Rooda as brincadeiras propostas pelo professor pude compreender bem as diferenças. Também contribuíram as sugestões de atividades das colegas
Aprendi que classificar é agrupar em classes (podem ser utilizados critérios como cor, forma...)
Seriar é ordenar com critérios como tamanho (menor ao maior), lateralidade (ordenar da direita para esquerda ou vice-versa).
Conhecer melhor estes conceitos me auxilia na organização dos objetivos, a conhecer com mais clareza os critério que os alunos utilizam e a procurar estratégias e recursos diferenciados para desafiá-los.


Seminário Integrador IV

ATIVIDADE 1

No ano passado (terceiro semestre) realizamos um trabalho ao longo do período que foi apresentado aos colegas no wokshoping de encerramento.
O Blog do portfólio de aprendizagens contribuiu para construção e reflexão das aprendizagens construídas em todas as interdisciplinas.
Aprendi de forma bem consistente o que é argumento e evidência, pude ler as experiências das colegas e aprender com suas reflexões, ler as críticas construtivas das tutoras e corrigir o que foi necessário ( citações entre aspas, nome do livro citado, autor, etc...)
A maior dificuldade encontrada foi o fato das postagens serem semanais, pois em alguns períodos tínhamos muitas atividades para realizar. Acredito que se a postagem fosse quinzenal teríamos maior tempo para refletir e os argumentos seriam mais consistentes.