quinta-feira, 22 de maio de 2008

Formas geométricas




Formas geométricas

Após a leitura do texto “Espaço, forma e criança” percebi o quanto é importante trabalhar formas geométricas nos anos iniciais.
De acordo com o texto “A Geometria e o estudo dos Objetos do espaço", Trechos extraídos das páginas 29 à 32 do livro de PIRES, Célia M. C. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000, o espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo.
Trabalhar formas geométricas auxilia na aprendizagem, pois manuseiam e observam diferentes cores, formas e tamanhos. Trabalha classificação, seriação, raciocínio lógico, análise-síntese, podendo integrar em outras disciplinas como, por exemplo, em Estudos Sociais, para trabalhar localização ao construir casas, estabelecimentos comerciais e rua onde moram, escola onde estudam (com sucata, blocos lógicos, etc...)
A evidência de minha aprendizagem é que pela primeira vez propiciei a meus alunos conhecimento das formas geométricas e atividades envolvendo-as.
Com as formas geométricas pude trabalhar com recursos diferenciados como Blocos Lógicos e Tangram.
Meus alunos já percebem que em diversos objetos e na natureza encontramos as formas geométricas e que podemos reproduzir e criar muitas coisas utilizando-as.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Seminário Integrador

Ao visitar meu Blog, realizei a leitura dos comentários da tutora Maximira.
“Raquel, buscando aprofundar um pouco mais as tuas reflexões a cerca das atividades de Matemática que propuseste aos teus alunos a partir das sugestões do curso..dizias..
"Após formarmos palavras, solicitei que ordenassem de acordo com o número de letras, desde o que tinha o menor número de letras até o maior".
E o que verificaste em termos de aprendizagem? Como terias ensinado a mesma coisa sem as sugestões do curso?”
Refleti e respondo que em termos de aprendizagem verifiquei que nesta atividade além de meus alunos aprenderem a formar palavras e realizar leitura, pode-se também trabalhar conceitos matemáticos como classificação, seriação, palavras com número maior e menor de letras, número de sílabas.
Sem as sugestões do curso trabalhava com as crianças apenas formação de palavras, após comecei a explorar mais o alfabeto trabalhando novos conceitos.
Antes de estudar esta interdisciplina de Matemática, pouco trabalhava classificação e seriação, mais em momentos de fila e quando utilizava os blocos lógicos.
Através do curso percebi que há uma infinidade de maneiras de se classificar e seriar no cotidiano.
Outro comentário da tutora Maximira:
“Na tua opinião, o que causa ambos os casos - a angustia de não conhecer algo e o prazer ao aprender uma determinada questão?”
Às vezes nos angustiamos por não conhecer algo, como, por exemplo, quando entrei neste curso de Pedagogia me angustiava por não saber nada de computador, nem mandar um e-mail.
Aprender sempre é possível quando nos determinamos para isso, muitas vezes o processo é difícil, mas não podemos desistir nos primeiros desafios.
Como não sabemos tudo, ao longo da vida, surgem diversas descobertas e o resultado é um prazer enorme!!!