segunda-feira, 23 de junho de 2008

Questões dos alunos


Na interdisciplina do Seminário Integrador realizei as leituras dos textos referentes às perguntas feitas pelos alunos e nosso papel como educadoras diante dos questionamentos.
Através do texto “Qual é a questão”, de Beatriz Magdalena e Íris Costa, aprendi que as questões dos alunos geram projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade.
“Os alunos podem expressar-se através de novas formas, perguntar e buscar respostas originais, tanto individual como coletivamente. Isto fica evidente nos exemplos de questões, geradoras de projetos de aprendizagem”.Pág 3
“Estas questões, que provavelmente não seriam as que o professor faria aos seus alunos como convite a estudar, abrem janelas inusitadas para que o conhecimento de construa interdisciplinarmente”. Pág3
Uma evidência de aprendizagem é que estou trabalhando um projeto de Estudos Sociais sobre escola. Havia planejado várias atividades para que as crianças relembrassem o nome da escola, descobrissem sua importância, onde fica situada (endereço), função exercida por cada funcionário, localização dos setores, no entanto surgiu uma questão de alguns alunos:
“Por que nossa escola se chama Edwiges Fogaça?”Através desta questão realizamos uma pesquisa sobre a história desta pessoa chamada Edwiges Fogaça e assim aprofundamos nossos conhecimentos sobre a escola.
As crianças se sentiram motivadas em pesquisar, as descobertas geraram satisfação.
Desta forma trabalhamos temas do interesse das crianças promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ciclos da natureza


Ciclos da natureza

Criei um projeto de Ciências com o tema “A interferência do ser humano no desequilíbrio do ciclo”.
Refletindo sobre a importância da natureza, vemos atualmente desastres naturais cada vez mais intensos e freqüentes, colocando a vida do homem em risco. O homem está provocando o desequilíbrio no ambiente.
Realizei atividades com meus alunos de educação ambiental, solicitei que trouxessem de casa jornais ou revistas com reportagens sobre os prejuízos que a natureza está sofrendo devido à ação do homem, confeccionamos um painel e debatemos o assunto.
Solicitei que trouxessem de casa sucata e construímos diversos jogos e brinquedos.
Pesquisamos na Internet sobre o lixo e a importância de não jogar no chão.Comprei floreiras, plantamos chás e tempero verde.
A evidência de aprendizagem é a diferença na forma de agir dos alunos, não jogam mais lixo no chão da sala de aula ou no pátio, se vêem alguém jogar em lugar indevido chamam a atenção, cuidam das floreiras molhando diariamente e querem plantar mais.
Perceberam que cada um deve fazer sua parte para proteger a terra e preservá-la para as futuras gerações.