quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Didática

A atividade escolhida por ser significativa foi a leitura dos textos “O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar”, de Lucinete Ferreira e “Rumo a uma avaliação inclusiva”, de Javier Onrubia Goni . A partir desta leitura deveria responder algumas questões propostas sobre avaliação e registrar respostas a questões como: Tipo de avaliação que utilizo com meus alunos, como é realizada, de que forma, com que freqüência, critérios utilizados, fins, o que posso aperfeiçoar em minha prática pedagógica quanto a avaliação.
Nesta atividade pude refletir mais sobre os tipos de avaliação existentes, a importância da avaliação e se realmente avalio indo de encontro as necessidade de meus alunos, auxiliando-os durante o processo de construção da aprendizagem. As aprendizagens ocorridas são:
“ Ao assumir uma postura ética o professor assume o papel de orientador, conduz o processo de aprendizagem de forma participativa, através de diálogo e cooperação, trata o aluno como pessoa concreta, cria condições para que o aluno analise seu contexto e produza cultura, determinada pelo seu contexto histórico e que o torna individual, assume o papel de facilitador da aprendizagem, não é meramente transmissor de conhecimento, cria condições para que o aluno aprenda, dando-lhe assistência, interage para a consecução do processo de ensino-aprendizagem, proporciona um ambiente em que haja o mínimo de ameaças ao eu, para que a aprendizagem seja significativa., aproveita momentos no cotidiano para avaliar o aluno de forma prazerosa e não angustiante, sua avaliação é contínua e diagnóstica para que durante o processo de aprendizagem possa propor desafios afim de que todos os alunos realmente aprendam .”
Escolhi estas aprendizagens porque é importante como educadora refletir sobre meu papel principalmente em algo tão sério como a avaliação que pode contribuir para crescimento do aluno ou promover prática discriminatória e seletiva, onde os alunos de classes sociais menos favorecidas são eliminados do processo.
Confesso que já usei o poder de avaliar para impor atenção e interesse dos alunos na atividade proposta, agora vejo o quanto estava errada pois de acordo com o texto: O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar, de Lucinete Ferreira
“São excelentes momentos para se avaliar o aluno de forma prazerosa e não de forma angustiante, o aluno pode ser avaliado a partir de tarefas diversificadas, de tudo o que ele produz como expressão do seu conhecimento.”Pág 11
Estou aperfeiçoando minha prática pedagógica em relação à avaliação utilizando mais diversidade de critérios durante o processo de construção do conhecimento, também procuro assumir uma postura ética de utilizar a avaliação para construção da aprendizagem de forma prazerosa não amedrontando os alunos.