sábado, 24 de abril de 2010

Viva a diversidade!

No dia 22 de Abril de 2010 propus uma atividade a minha turma de estágio que me fez refletir e relembrar as aprendizagens construídas durante este curso de Pedagogia na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais.
A atividade era cada aluno confeccionar um livro com suas características: Sou menino ou menina?
Cor dos olhos
Cor dos cabelos? È liso, crespo?
Sou magrinho ou gordinho? Sou baixo ou alto?
O que gosto de fazer?
Escrever na última folha o nome e fazer um desenho.
Após fizemos um jogo de adivinhação, cada aluno recebeu o livro de um colega para ler e tentar descobrir de quem era através da observação das características.
Realizamos um diálogo sobre as características dos colegas e diferenças existentes.
Fizemos o registro do jogo, um painel com o título “ Somos diferentes, mas todos são especiais”, Viva a diversidade!
Cada grupo fez uma reflexão e desenho das características dos colegas para depois ser colado do painel.
Fiz a seguinte distribuição entre os grupos:
Grupo 1: Refletiu, escreveu e desenhou diferenças nos cabelos dos alunos da turma,
Grupo 2: olhos
Grupo 3: altura
Grupo 4:cor de pele
Grupo 5: sexo e preferências
Grupo 6: brincadeira preferidas.
O painel ficou bem colorido e mostrou bem as diferenças existentes.
Dialogamos mais na turma sobre as diferenças e uma menina relatou um caso que viu fora da escola de ofensa a negro, outros alunos mostraram já vir situações como estas, também dialogamos sobre uma situação que as vezes surge na sala de aula e que era bem freqüentes no ano anterior entre os alunos quer eram da mesma turma de chamar um colega de gordo, conversamos sobre preconceito e que todos são bonitos e especiais.
No dia 19 de Abril foi outro dia que também realizamos uma atividade sobre a diversidade , trabalhamos o dia do índio, os alunos ouviram uma lenda indígena e dialogamos sobre seus costumes, tradições e como muitos índios estão vivendo atualmente.
Nosso papel como educadoras é realizar uma proposta pedagógica que contemple os excluídos, isto pode ser feito ao trabalhar diferentes etnias na sala de aula, valorização e importância de todos na sociedade.
Através da educação para a diversidade os alunos aprendem a aceitar e respeitar as diferenças para conviver bem e questionar as injustiças atuais de desigualdade .
O contato com qualquer cultura diferente da sua deve levar a criança a compreensão de que somos parte de uma grande diversidade em que cada um tem a sua importância e sua participação no todo.
“Ora, identidade implica a alteridade, assim como a alteridade pressupõe diversidade de identidades, pois é na interação com o outro não-idêntico que a identidade se constitui.”
Os índios no Brasil, quem são e quantos são.
Citação extraída do Livro “O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje” – Brasília, 2006.
Autor: Gersen dos Santos Luciano – Baniwa
“Trabalhar sobre a discriminação racial nas Séries Inicias é ao mesmo tempo um tema indispensável e complexo. Indispensável porque é neste momento que a criança está em formação física, cognitiva e moral, sendo assim, a intervenção pedagógica poderá contribuir para que ela venha conviver nesta sociedade, de múltiplas configurações étnicas,religiosas, culturais, compreendendo essas diferenças e como são produzidas na sociedade”.
Era uma vez uma menina muito bonita.Uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em umaturma de alfabetização.
Luciane Andréia Ribeiro Leite

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Música

Música:

Trabalho com segundo ano e um dos conteúdos importantes para que sejam alfabetizados é conhecer o alfabeto. Neste curso de Pedagogia tive uma disciplina de Música onde aprendi sobre a importância da utilizar este recurso com os alunos.
“Diante destas considerações, podemos perceber a importância da atividade musical para o ser humano, cumprindo em uma sociedade as mais variadas funções, entre as quais poderíamos citar o prazer estético e lúdico, a representação simbólica, a expressão corporal, a adaptação aos valores sociais e a contribuição para a continuidade da tradição cultural.” Texto “De quem é a música”, Ana Paula Melchiors Stahlschmidt.
Realizei um curso de Alfabetização na UFRGS onde aprendi uma música bem divertida do alfabeto que não é na ordem alfabética, há uma classificação: coisas, comidas, bichos, jogos e trabalhos. Esta semana cantei com meus alunos, eles se beneficiam do recurso da música para aprender o alfabeto relacionado ao que é significativo .
Utilizo músicas em diversos momentos da aula: início para que tenha uma introdução, durante as atividades, em momentos que é necessário fazer silêncio ou falar mais baixo.
Música do alfabeto:
X DE XÍCARA
C DE CHINELO
N DE NINHO
Y DE YELLOW
H DE HELICÓPTERO
T DE TELHA
V DE VASSOURA
O DE ORELHA
R DE RELÓGIO
Z DE ZOOLÓGICO

COISAS QUE EXISTEM
E TAMBÉM AS INVENTADAS SÃO ESCRITAS
COM AS LETRAS DO ALFABETO
UMA LETRA NO COMEÇO
E AS DEMAIS ENFILEIRADAS
FORMAM SÍLABAS, PALAVRAS, FRASES
SEMPRE O JEITO CERTO.

A DE AMENDOIM
B DE BANANA
L DE LARANJA
Q DE QUEIJO

COMIDAS QUE EXISTEM
E TAMBÉM AS INVENTADAS SÃO ESCRITAS
COM AS LETRAS DO ALFABETO
UMA LETRA NO COMEÇO
E AS DEMAIS ENFILEIRADAS
FORMAM SÍLABAS, PALAVRAS, FRASES
SEMPRE O JEITO CERTO.

D DRAGÃO
E ELEFANTE
J JACARÉ
U URSO




BICHOS QUE EXISTEM
E TAMBÉM OS INVENTADOS SÃO ESCRITAS
COM AS LETRAS DO ALFABETO
UMA LETRA NO COMEÇO
E AS DEMAIS ENFILEIRADAS
FORMAM SÍLABAS, PALAVRAS, FRASES
SEMPRE O JEITO CERTO.



I DE IÔIÔ
F FUTEBOL
K KUNG FU
W WINDSURFE

JOGOS QUE EXISTEM
E TAMBÉM OS INVENTADOS SÃO ESCRITAS
COM AS LETRAS DO ALFABETO
UMA LETRA NO COMEÇO
E AS DEMAIS ENFILEIRADAS
FORMAM SÍLABAS, PALAVRAS, FRASES
SEMPRE O JEITO CERTO.


G DE GOLEIRO
P DE PALHAÇO
M DE MECÂNICO
S DE SOLDADO

TRABALHOS QUE EXISTEM
E TAMBÉM OS INVENTADOS SÃO ESCRITAS
COM AS LETRAS DO ALFABETO
UMA LETRA NO COMEÇO
E AS DEMAIS ENFILEIRADAS
FORMAM SÍLABAS, PALAVRAS, FRASES
SEMPRE O JEITO CERTO.

A ABACADABRA
P PIRIRIPIMPIM
PENSO, ESCREVO
MÁGICA SEM FIM.

POIS TUDO O QUE EXISTE
E MUITO MAIS QUE É INVENTADO
ESCREVO CERTO COM
AS LETRAS DO ALFABETO.
Enfim, este é um excelente recurso para auxiliar no processo de aprendizagem.
Raquel Guterres

domingo, 11 de abril de 2010

Projetos

Projetos:

Trabalho como professora regente de segundo ano desde 2006, inicialmente não desenvolvia trabalho com interdisciplinaridade entre os conteúdos desenvolvidos. Neste curso de Pedagogia aprendi sobre a importância e benefícios de trabalhar com projetos, tive a oportunidade de colocar em prática em minha experiência profissional.
Neste ano de estágio estou trabalhando com projetos, o tema foi escolhido pelas professoras( eu e a professora da outra turma de segundo ano),baseado nos interesses e necessidades dos alunos.
O projeto chama-se “Somos importantes” e tem como tema a construção da identidade de cada aluno, sua vida nos ambientes que freqüenta e a construção do grupo no ambiente escolar sentindo-se parte integrante e importante neste meio.
De acordo com: Léa da Cruz Fagundes; Luciane Sayuri Sato; Débora Laurino Maçada, no livro: “Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Projeto de aprendizagem? O que é? Como se faz?”
“Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes”. Pág 2.
“A situação de projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado. A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas. Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Ao mesmo tempo, este processo compreende o desenvolvimento continuado de novas competências em níveis mais avançados, seja do quadro conceitual do sujeito, de seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de valores e de suas condições de tomada de consciência.” Pág 8.
Foi solicitado pela supervisão da escola para o dia 19 de Março um planejamento com conteúdos e atividades que seriam desenvolvidos com a turma, apresentei com minha colega de segundo ano o projeto “Somos importantes” e já estamos colocando em prática.

PROJETO DE TRABALHO
1º TRIMESTRE- 2010
Escola municipal de ensino fundamental
Edwiges Fogaça.
Público alvo: Segundo ano B
Professora:
Raquel da Silva Guterres


Justificativa:
O presente projeto justifica-se pela necessidade e importância da turma se constituir enquanto grupo, construir um vínculo afetivo entre colegas e professora, avançando assim na construção de sua identidade, percebendo-se como parte importante no grupo.

Objetivos gerais:
Possibilitar que as crianças avancem na construção de sua identidade,reconhecendo-se como indivíduo único, em um grupo com outros sujeitos únicos. Através do auto conhecimento, trabalho com o seu nome, sua família, seus gostos e preferências, conhecimento de seu corpo e de sua história, construindo assim uma aprendizagem significativa e prazerosa.



Objetivos específicos:
• Ampliar o conhecimento de si, percebendo-se em sua singularidade.
• Construir vínculo afetivo com o outro, possibilitando a construção de novas aprendizagens e sentimento de pertencimento no grupo.
• Desenvolver a expressão oral, expressando-se com clareza seus sentimentos, opiniões e conhecimentos.
• Participar de vivencias individuais e coletivas, a fim de desenvolver sua criatividade, expressividade, sensibilidade e afetividade.
• Realizar atividades em grupo, ampliando sua socialização e o respeito às diferenças.
• Oportunizar o contato com diferentes portadores de textos, aprofundando assim os conhecimentos referentes à leitura e escrita.
• Conhecer e identificar todo o alfabeto para que possa avançar na construção de seu processo de alfabetização.
• Qualificar o conhecimento de si próprio e do grupo, através do trabalho com literatura infantil.
• Saber escrever seu nome, construindo sua identidade diferenciando-se no grupo.
• Vivenciar atividades de leitura e escrita diariamente, oportunizando assim, que cada aluno avance em relação ao momento de aprendizagem em que se encontra.
• Participar de atividades lúdicas, desafiadoras, tendo contato com diferentes materiais concretos, avançando no desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático.
• Ampliar o conhecimento dos números, estabelecendo maior relação entre numeral e quantidade.
• Realizar oralmente e através de registros cálculos matemáticos, avançando no conhecimento e compreensão das quatro operações.
• Resolver situações-problemas e construir a partir delas o significado de adição.
• Identificar números como símbolos utilizados no dia – a dia como peso,altura, número de telefone, data de aniversário...
• Desenvolver a sensibilidade artística e estética, ampliando sua criatividade, afetividade e sensibilidade.
• Realizar o registro e a análise das informações coletadas através de gráficos e tabelas, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.
• Desenvolver a expressão, a oralidade, o movimento e o conhecimento do corpo, através de atividades que envolvam a música e brincadeiras recreativas.
• Conhecer e analisar seu registro de nascimento e outros documentos, avançando assim na construção de sua identidade.
• Manifestar seus gostos e preferências, a fim de qualificar o conhecimento de si próprio.
• Refletir sobre as diferenças existentes entre o comportamento de bebês e crianças na faixa etária dos alunos, percebendo o crescimento e aprendizagens construídas durante a vida.
• Construir coletivamente as regras de convivência da turma, refletindo sobre a importância dos valores e respeito ao outro.
• Proporcionar desafios em que as crianças tenham a oportunidade de diferenciar letras,sílabas,números, frases e textos.
• Enriquecer o conhecimento da criança quanto a diferentes costumes e tradições através de atividades que envolvem e valorizam as datas comemorativas.
• Refletir sobre o aprender como componente importante na vida de todo o ser humano.


Conteúdos a serem desenvolvidos:
Alfabeto
Nome
Leitura
Escrita
Expressão oral
Diferenciar letras, números, sílabas, palavras e frases.
Quantidades, relação com numeral e quantidade (números de 0 a 20)
Adição
Trabalho com gráficos para registro das informações
Conceito de medida, altura, tamanho, peso
Relação termo-a-termo
Gráficos
Classificação
Seriação
Conceito de ordem
Noção espaço-temporal
Comparação
Corpo
Família
Escola
História de vida, linha do tempo da vida
Bairro que vivem
Socialização
Valores- respeito ao outro e as diferenças.
Sensibilidade
Afetividade
Expressividade
Cores
Motricidade

Avaliação:
A avaliação inicia no momento em que o professor utiliza-se de instrumentos para conhecer o que as crianças sabem sobre o tema do projeto, bem como o que desejam aprender, tendo assim um enfoque investigativo de diagnóstico da turma.
Durante a realização do projeto, pretendo avaliar constantemente o desempenho das crianças, bem como o alcance dos objetivos que foram propostos.
Será avaliado também durante o desenvolvimento do projeto o envolvimento das crianças e a participação das mesmas durante as atividades propostas.
No decorrer das aulas o professor realizará registros referentes à participação e desempenho dos alunos, aspectos estes que integrarão a avaliação de cada criança.



Enfim, está sendo maravilhoso trabalhar com projetos, pois se pode trabalhar um assunto interligando a todas as interdisciplinas e desperta maior interesse no alunos.
Raquel Guterres

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Neste semestre postarei algumas atividades desenvolvidas durante meu estágio relacionando ao que aprendi no curso de Pedagogia da UFRGS.

Jogos:

Está se aproximando a Páscoa e propus a turma um jogo que aprenderam muito e o resultado foi além de minha expectativas, do que havia planejado em um primeiro momento.
Fiz uma grande cesta e coloquei na parede, a turma foi dividida em 6 grupos e brincamos que cada grupo seria uma fábrica de ovos de chocolate ( Chocolate na imaginação porque fariam de papel), havia uma regra para a confecção dos ovos e nomes dos grupos:
Nomes dos grupos: Cada grupo seria representado pelo componente em que não há nenhum outro colega na turma com a mesma letra inicial do nome. Exemplo: Um grupo foi representado pelo colega Thiago porque na turma não tem mais alunos que iniciem com a letra “T”.
Confecção dos ovos: Grupo T: Ovos enfeitados com cenouras.
Grupo K: Enfeites com coelhos.
Grupo D: Enfeites com pirulitos.
Grupo S/ V: Enfeites com chocolates.
Grupo B: Enfeites com estrelas.
Grupo C: Enfeites com balas.

Após ficarem prontos deveriam colocar na cesta prendendo com fita durex, sem usar cola.

No dia seguinte trouxe um dado grande com O, 1, 2 e 3. Regra do jogo:
Se sair “0” no dado: Não pegar ovos na cesta.
1: Pegar um ovo de pirulitos ou balas.
2: Pegar dois ovos de estrelas ou cenouras.
3: Pegar três ovos de coelhos ou chocolates.

O grupo vencedor seria aquele que conseguisse a maior quantidade de ovos.
Minha idéia era de que após o jogo registrassem no caderno o grupo vencedor e qual pontuação fez, no entanto surgiram novas idéias e coloquei em prática acrescentando novidades ao planejamento. Registraram naquele dia a pontuação que fizeram e no dia seguinte trouxe uma folha com as pontuações de cada grupo e deveriam fazer conta armada de adição, também deveriam escrever os nomes dos colegas que representaram cada grupo e escrever os nomes dos enfeites dos ovos colocando o número de letras e sílabas.
De acordo com Souza e Cordeiro:
O jogo é uma atividade rica e de grande efeito que responde as necessidades lúdicas, intelectuais e afetivas, estimulando a vida social e representando, assim, importante contribuição na aprendizagem. Esta atividade lúdica requer da criança esforço significativo, ao mesmo tempo em que a leva a superar frustrações de perda e possibilita a criança entrar em relação real ou imaginária com o outro, sob diversas formas. O jogo é uma brincadeira em que o adversário é um parceiro. (1992, p.86).
Enfim, muitas oportunidades de aprendizagem surgem através de um jogo, a aprendizagem se torna prazerosa e significativa.